23.5 C
Brasília
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Enem 2024: Tudo o que você precisa saber para se preparar

Enem 2024: Tudo o que você precisa saber para se preparar

Enem 2024 é uma das principais provas do país para quem deseja ingressar no ensino superior. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é composta por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem 2024 é uma oportunidade para os estudantes testarem seus conhecimentos e habilidades, além de ser uma forma de ingresso em diversas universidades e instituições de ensino superior do país. Além disso, a nota obtida no Enem pode ser utilizada para participar de programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem 2024
Enem 2024

Para participar do Enem 2024, é necessário realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido pelo Inep e pagar a taxa de inscrição. Os estudantes que se enquadram nos critérios de isenção da taxa podem solicitar a isenção durante o período de inscrição. É importante ficar atento às datas e prazos divulgados pelo Inep para não perder a oportunidade de participar da prova.

Enem 2024 Estrutura do Exame

O Enem 2024 continua a ser composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação. As quatro áreas de conhecimento avaliadas são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Áreas de Conhecimento

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias avalia a capacidade do candidato de compreender e utilizar diversos tipos de linguagem, como a verbal, a não verbal e a mista. Além disso, também são avaliados conhecimentos sobre literatura, gramática, interpretação de texto, entre outros.

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias avalia a capacidade do candidato de compreender a sociedade em que vive, sua história, geografia, economia, política, entre outros temas.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias avalia a capacidade do candidato de compreender os fenômenos naturais e suas aplicações no cotidiano, além de avaliar conhecimentos em Física, Química e Biologia.

A prova de Matemática e suas Tecnologias avalia a capacidade do candidato de compreender e utilizar conceitos matemáticos em situações cotidianas e profissionais, além de avaliar conhecimentos em Geometria, Álgebra e Estatística.

Matrizes de Referência

As matrizes de referência do Enem 2024 são compostas por habilidades e competências que são avaliadas em cada uma das áreas de conhecimento. As matrizes estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Competências e Habilidades

As competências e habilidades avaliadas no Enem 2024 estão relacionadas à capacidade do candidato de resolver problemas, analisar e interpretar informações, compreender e aplicar conceitos, entre outras habilidades. É importante que o candidato esteja atento às competências e habilidades avaliadas em cada área de conhecimento para se preparar adequadamente para o exame.

Enem 2024 Inscrições

Para participar do Enem 2024, você precisará se inscrever dentro do prazo estipulado e pagar a taxa de inscrição. Nesta seção, vamos detalhar as informações sobre prazos, taxas, isenção da taxa de inscrição e documentação necessária.

Prazos e Taxas

As inscrições para o Enem 2024 ainda não foram abertas, mas é importante ficar atento aos prazos para não perder a oportunidade de participar. Geralmente, as inscrições são abertas no mês de maio e ficam disponíveis por cerca de três semanas. É importante lembrar que o prazo para pagamento da taxa de inscrição é diferente do prazo para a realização da inscrição.

A taxa de inscrição para o Enem 2024 ainda não foi divulgada, mas nos últimos anos o valor tem sido de R$ 85,00. É importante lembrar que a taxa de inscrição deve ser paga dentro do prazo estipulado para garantir a sua participação no exame.

Isenção da Taxa de Inscrição

Se você é estudante de escola pública ou de baixa renda, pode ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Para solicitar a isenção, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e fazer a solicitação dentro do prazo estipulado.

Os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição podem variar de acordo com o ano. Nos últimos anos, os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou que declararam carência socioeconômica puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Documentação Necessária

Para realizar a inscrição no Enem 2024, você precisará ter em mãos alguns documentos, como o CPF e o número de identidade (RG). Além disso, é importante ter uma foto recente em formato digital para incluir no cadastro.

Caso você solicite a isenção da taxa de inscrição, será necessário apresentar alguns documentos que comprovem a sua situação socioeconômica, como a declaração de imposto de renda ou o comprovante de beneficiário de programas sociais. É importante ficar atento aos prazos para apresentação da documentação, que geralmente são diferentes dos prazos para realização da inscrição.

Datas Importantes

Se você está pensando em participar do Enem 2024, é importante ficar atento às datas para não perder nenhum prazo. Nesta seção, vamos apresentar as datas mais importantes para você se programar.

Cronograma do Enem

O cronograma do Enem 2024 foi divulgado pelo INEP e as datas importantes são:

  • 15 a 26 de abril de 2024: período para solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024 e justificativa de ausência do Enem 2023;
  • 30 de junho de 2024: fim do período de inscrição;
  • 6 de novembro de 2024: primeiro dia de provas do Enem 2024;
  • 7 de novembro de 2024: segundo dia de provas do Enem 2024.

Datas das Provas

As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2024. No primeiro dia, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão duração de 5 horas.

Divulgação dos Resultados

A divulgação dos resultados do Enem 2024 está prevista para janeiro de 2025, em data ainda a ser confirmada pelo INEP. Com a nota do Enem, você poderá se inscrever em programas do governo, como o Sisu, Prouni e Fies, além de poder ingressar em diversas universidades pelo país.

Local de Prova

Alocação dos Candidatos

A alocação dos candidatos será divulgada no Cartão de Confirmação de Inscrição, que poderá ser acessado pela Página do Participante. É importante verificar com antecedência o local de prova para evitar imprevistos no dia do exame.

Regras de Acesso ao Local

No dia da prova, é necessário levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou carteira de identificação estudantil. O documento deve estar em bom estado de conservação e com foto que permita a identificação do candidato.

Além disso, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova, como celulares, tablets, relógios inteligentes e calculadoras. O candidato que for flagrado utilizando um desses dispositivos será eliminado do exame.

É permitido levar apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outras cores de caneta ou lápis não serão aceitos. É recomendado levar mais de uma caneta para evitar problemas caso a primeira falhe.

Por fim, é importante chegar com antecedência ao local de prova para evitar atrasos e garantir que o candidato tenha tempo suficiente para se acomodar e se preparar para o exame.

Procedimentos no Dia do Exame

Se você está se preparando para realizar o Enem 2024, é importante estar ciente dos procedimentos que serão realizados no dia do exame. Nesta seção, vamos abordar os horários e atrasos, bem como os itens permitidos e proibidos.

Horários e Atrasos

No primeiro dia do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. No segundo dia, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h30. É importante que você chegue ao local de prova com antecedência, pois não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.

Caso você chegue atrasado, não será permitida a entrada na sala de prova. Portanto, é importante planejar bem o seu trajeto e chegar com antecedência.

Itens Permitidos e Proibidos

Durante a realização do Enem 2024, é permitido levar alguns itens para a sala de prova. São eles:

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Lápis preto nº 2;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Óculos escuros (apenas para uso comprovado de necessidade);
  • Máquina calculadora (o modelo deve ser aprovado pelo Inep).

Por outro lado, alguns itens são proibidos durante a realização do exame. São eles:

  • Aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, smartphones, etc.);
  • Relógios digitais;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Livros, apostilas, cadernos, impressos e manuais;
  • Canetas de material não transparente;
  • Dispositivos eletrônicos vestíveis (como smartwatches e outros);
  • Boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer outro acessório que cubra as orelhas ou o pescoço.

Lembre-se de que a lista de itens permitidos e proibidos pode ser atualizada pelo Inep a qualquer momento. Portanto, é importante ficar atento às informações divulgadas pelo órgão.

Tipos de Questões

O Enem é composto por duas modalidades de questões: objetivas e redação.

Questões Objetivas

As questões objetivas são compostas por cinco alternativas, das quais apenas uma é a correta. Elas são divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada área do conhecimento é composta por 45 questões, totalizando 180 questões objetivas.

As questões objetivas são elaboradas para avaliar a capacidade do candidato em interpretar textos, resolver problemas e aplicar conceitos teóricos em situações práticas. É importante destacar que as questões objetivas têm pesos diferentes, dependendo da área do conhecimento.

Redação

A redação é uma das partes mais importantes do Enem. Ela é composta por um texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A redação é avaliada por dois corretores independentes, que atribuem notas de 0 a 200 pontos em cinco competências: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita, compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação é um dos critérios de desempate no Enem, ou seja, se dois candidatos tiverem a mesma pontuação nas questões objetivas, a nota da redação será utilizada para definir a classificação final. Por isso, é fundamental que o candidato dedique tempo e atenção para elaborar uma redação coesa, coerente e bem estruturada.

Critérios de Correção

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por duas partes: a prova objetiva e a redação. Cada uma dessas partes é avaliada de acordo com critérios específicos.

Correção da Prova Objetiva

A correção da prova objetiva do Enem é feita pelo método da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método leva em consideração a dificuldade de cada questão e a habilidade do candidato em responder corretamente. Dessa forma, a pontuação final não depende apenas do número de acertos, mas também da dificuldade das questões.

Avaliação da Redação

A avaliação da redação do Enem é feita com base em cinco competências, cada uma delas valendo 200 pontos. São elas:

  1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: avalia se o candidato utiliza corretamente a gramática, a ortografia e a pontuação.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema: avalia se o candidato entendeu a proposta da redação e se é capaz de aplicar conceitos aprendidos em diferentes áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: avalia se o candidato é capaz de selecionar informações relevantes, relacioná-las de forma lógica e organizá-las de maneira coerente para defender um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: avalia se o candidato é capaz de utilizar recursos linguísticos, como figuras de linguagem e argumentos, para construir uma argumentação sólida.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: avalia se o candidato é capaz de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado na redação, levando em consideração os direitos humanos.

É importante lembrar que, para obter uma boa nota na redação do Enem, é necessário atender a todos esses critérios. Além disso, é fundamental escrever um texto claro, coeso e coerente, com uma estrutura bem definida e argumentos bem fundamentados.

Resultados e Notas

O Enem 2024 é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Após a realização da prova, os estudantes aguardam ansiosamente pelos resultados e notas para saberem como se saíram. Nesta seção, vamos explicar como funcionam os resultados e notas do Enem 2024.

Boletim Individual

O boletim individual é o documento que contém as notas do Enem 2024 de cada participante. Ele pode ser acessado através da Página do Participante, no site do INEP. Para acessar o boletim, é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. O boletim contém as notas de cada uma das áreas avaliadas no Enem 2024: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Uso das Notas no Sisu e Prouni

As notas do Enem 2024 podem ser utilizadas para ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), respectivamente. O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas obtidas no Enem. Já o Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior com base nas notas do Enem.

É importante lembrar que as notas do Enem 2024 também podem ser utilizadas para ingresso em instituições de ensino superior em Portugal através do programa Ingresso ao Ensino Superior Português. As instituições portuguesas que aderiram ao programa utilizam as notas do Enem para selecionar estudantes brasileiros para seus cursos de graduação.

Atendimento Especializado

O Enem 2024 oferece atendimento especializado para participantes que necessitam de recursos de acessibilidade para realização das provas.

Solicitação de Atendimento Especial

Para solicitar o atendimento especializado, o participante deve informar a necessidade no momento da inscrição. É importante que o participante tenha em mãos os documentos que comprovem a necessidade do atendimento, como laudos médicos e declarações.

Após a inscrição, o participante deve acessar o sistema e informar CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. Em seguida, será aberta a aba “Atendimentos” para que o participante informe a necessidade de atendimento especializado.

Recursos de Acessibilidade

Os recursos de acessibilidade disponíveis para o Enem 2024 incluem prova em braile, prova com letra ampliada, prova com tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com guia-intérprete para participantes surdocegos, sala de fácil acesso, mobiliário acessível, entre outros.

É importante ressaltar que o participante deve solicitar com antecedência o atendimento especializado e informar a necessidade de recursos de acessibilidade. Dessa forma, é possível garantir que os recursos necessários estejam disponíveis no dia da prova.

Lembre-se de que o Enem 2024 é uma oportunidade para você ingressar no ensino superior e, por isso, é importante que você tenha acesso aos recursos necessários para realizar a prova com tranquilidade e segurança.

Recursos e Reclamações

Se você fez o Enem 2024 e não está satisfeito com o resultado, saiba que existem recursos e reclamações disponíveis para você. Nesta seção, vamos explicar como entrar com recurso e quais são os prazos para reclamações.

Como Entrar com Recurso

Caso você tenha identificado algum problema na aplicação da prova, como erro de impressão, questão mal formulada ou outro problema, é possível entrar com recurso. Para isso, você deve acessar o sistema do Enem e preencher o formulário de recurso. É importante que você apresente argumentos sólidos e documentação que comprove a sua alegação.

O prazo para entrar com recurso é de até 5 dias úteis após a divulgação do resultado. Após esse prazo, não será possível entrar com recurso.

Prazos para Reclamações

Se você não concorda com o resultado obtido no Enem 2024, é possível entrar com uma reclamação. O prazo para reclamações é de até 10 dias úteis após a divulgação do resultado.

Para entrar com a reclamação, você deve acessar o sistema do Enem e preencher o formulário de reclamação. É importante que você apresente argumentos sólidos e documentação que comprove a sua alegação.

Lembre-se de que a reclamação não é um recurso e não garante a revisão da sua nota. A reclamação é apenas uma manifestação de insatisfação. A revisão da nota só é possível por meio do recurso.

Dicas de Estudo

Se você está se preparando para o Enem 2024, é importante ter um plano de estudos bem estruturado e utilizar recursos educacionais abertos para melhorar seu desempenho. Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para o exame.

Plano de Estudos

Um plano de estudos é fundamental para organizar seu tempo e garantir que você estude todas as matérias necessárias para o Enem. Comece listando todas as matérias que serão cobradas no exame e estabeleça prioridades de acordo com seu nível de conhecimento em cada uma delas. Em seguida, defina um cronograma que permita que você estude todas as matérias com a intensidade necessária.

Ao definir seu cronograma, é importante levar em consideração seus horários disponíveis e seus hábitos de estudo. Tente estudar em blocos de tempo de pelo menos 30 minutos e faça pausas regulares para descansar e evitar a fadiga mental.

Recursos Educacionais Abertos

Os recursos educacionais abertos são uma excelente opção para quem quer se preparar para o Enem 2024. Esses recursos são materiais didáticos que estão disponíveis gratuitamente na internet, como videoaulas, apostilas, exercícios e simulados.

Uma das vantagens dos recursos educacionais abertos é que eles permitem que você estude no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades. Além disso, você pode acessá-los de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenha uma conexão com a internet.

Para encontrar recursos educacionais abertos para o Enem 2024, você pode pesquisar na internet por sites especializados em educação, como o Guia do Estudante, o Descomplica e o Geekie Games. Também é possível encontrar materiais gratuitos em sites do governo, como o Portal do MEC e o Portal do INEP.

Lembre-se de que os recursos educacionais abertos são apenas uma ferramenta para ajudá-lo a se preparar para o Enem. É importante que você faça um bom uso desses materiais, estudando com dedicação e disciplina para alcançar seus objetivos.

Pedro Sampaio
Pedro Sampaiohttps://noticiaspetrobras.com.br
Pedro Sampaio Founder, Notícias Petrobras Bem-vindo ao Notícias Petrobras! Sou Pedro Sampaio, o fundador deste blog dedicado a levar notícias oportunas e relevantes sobre a Petrobras ao nosso público.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

Nós usamos cookies Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de Cookies e nossa Politica de Privacidade   
Privacidad